Futura parceria pode ampliar a difusão do cooperativismo entre os jovens

Representantes do Sistema OCB-RJ/Sescoop-RJ – o vice-presidente Dr. Carlos Alberto Pêgo; a gerente de desenvolvimento cooperativista, Jerusa Marques; e os técnicos de operações, Mariana Castor e Cléber Ribeiro – visitaram, em 4 de julho, o Núcleo Avançado de Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (NATA), na cidade de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O encontro serviu para uma aproximação entre as instituições, visando ao Termo de Cooperação Técnica (TCT) envolvendo o Sistema OCB-RJ/Sescoop-RJ e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que constituiu o NATA em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAPEC) e o Instituto Grupo Pão de Açúcar,

Localizado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, o NATA  conta com ensino profissionalizante, em horário integral, e oferece dois cursos técnicos: Leite e Derivados e Panificação. Além disso, trabalha o cooperativismo em todas as disciplinas lecionadas.

Na reunião foram propostas a visita de estudantes a cooperativas agropecuárias do Rio de Janeiro, a criação de uma cooperativa mirim e, também, a de uma incubadora de cooperativas dentro da unidade.

A parceria também pode alavancar as questões cooperativistas no Colégio com feiras, simpósios e cursos variados para alunos, pais, professores, comunidades e as cooperativas da região, segundo a gerente de desenvolvimento cooperativista do Sescoop/RJ, Jerusa Marques.

“A atual gestão do Sescoop/RJ quer um cooperativismo mais pujante e cada vez mais presente na sociedade fluminense. Com o possível termo de cooperação, poderemos pautar ações de desenvolvimento na prática e viabilizar um cooperativismo de qualidade, já que os estudantes possuem um entendimento aprofundado sobre o modelo econômico, o que possibilitaria um futuro mais promissor para todos que se formarem no NATA”, afirmou.

Pelo NATA, participaram do encontro a diretora geral, Rosilene Bastos; a diretora adjunta: Cláudia Belmudes e os professores. Paulo Henrique dos Santos Marinho, Cátia Marques e Wanderson Campos.

O desenvolvimento da parceria será conversado em reuniões que ocorrerão em datas que ainda serão agendada.

Fonte: Comunicação do Sistema OCB/RJ

 

%d blogueiros gostam disto: