CFC define novas normas para as cooperativas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), aprovou na última sexta-feira (24/11), a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2004 – Entidade Cooperativas que trata de conceitos, regras e formas de escrituração e elaboração das demonstrações contábeis das sociedades cooperativas.

As cooperativas terão a partir de agora uma interpretação técnica mais justa que são relacionadas as quotas parte de capital como instrumento patrimonial.

Antes de ser aprovado, a minuta da ITG 2004 foi colocada em audiência pública entre os meses de agosto e setembro. Nessas audiências os representantes do setor cooperativista puderam expor a sua defesa em prol da adequada contabilização das quotas de capital social das cooperativas.

Desde 2008 o assunto é discutido no CFC. Foi criado um grupo de técnicos nomeados pelo CFC que se reuniu em Brasília, dando início aos estudos das normas técnicas contábeis em processo de convergência ao padrão internacional IFRS que impactariam nas cooperativas.

Com a aprovação do ITG 2004, o Conselho passa a tratar as operações cooperativas de forma correta, como elas de fato acontecem.

%d blogueiros gostam disto: