Mercado Cooperativo: Cooperativas do Rio recebem prêmio em Brasília

O cooperativismo fluminense deu mais um sinal de sua força na última terça-feira, dia 21, durante a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizada em Brasília (DF). Na ocasião, duas cooperativas foram agraciadas pela premiação. São elas: a Unimed Volta Redonda e a Pró-Uni, de Campos dos Goytacazes.
Ambas foram reconhecidas pelo empenho em implementar, constantemente, as melhores práticas de gestão, ampliando, assim, sua competitividade e, como resultado dessa busca, melhorando os resultados socioeconômicos.

Enquanto a Pró-Uni conquistou o prêmio na Categoria Primeiros Passos – Faixa Bronze, a Unimed Volta Redonda foi congratulada na Categoria Primeiros Passos – Faixa Ouro.

Durante a solenidade, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, enfatizou que o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio. “O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o anfitrião.

Movimento SomosCoop é lançado
Um movimento nacional de valorização do orgulho de trabalhar, de forma cooperativa, por uma economia local mais forte e, assim, por um país mais desenvolvido e próspero. Este é o objetivo do movimento SomosCoop, lançado pelo Sistema OCB na última terça-feira dia 21. O movimento começou com o lançamento de um vídeo institucional sobre o poder transformador do cooperativismo, spots para rádio e anúncios para internet, além de revistas.

Para 2018, está prevista a divulgação de uma webserie sobre como as cooperativas colaboram com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. “Nossa proposta não é fazer uma divulgação de caráter publicitário do cooperativismo”, destaca a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke. “Queremos engajar as pessoas para essa causa, fazendo cada cooperativa ou cooperado abraçar, à sua maneira, o SomosCoop. Elas poderão usar o carimbo da campanha em seus produtos, vestir a camisa, simplesmente dizer ao mundo o quanto sentem orgulho de ser Coop”, conclui.

Ariel Guarco é o novo presidente da ACI
Dirigente cooperativo argentino, Ariel Guarco presidirá a Aliança Cooperativa Internacional durante o período 2017-2021. Ariel foi eleito durante Assembleia Geral da Aliança Cooperativa, realizada na última semana, em Kuala Lumpur, Malásia. Guarco torna-se o segundo latino-americano a presidir a Aliança Cooperativa Internacional.

O novo presidente da Aliança Cooperativa Internacional inicia sua gestão com um grande nível de respaldo por parte dos membros da Aliança em todo o mundo. Ariel foi eleito com 671 dos 691 possíveis. “É uma grande honra ser eleito presidente da ACI. O contexto global exige que deixemos o campo de jogo com a camisa da cooperativa e confrontemos com a nossa coerência, trajetória e diversidade os belicistas, os especuladores e aqueles que controlam a economia que levam a humanidade a um caminho sem retorno”, disse.

A coluna Mercado Cooperativo é publicada todas as quintas-feiras, no jornal Monitor Mercantil.

%d blogueiros gostam disto: