Mercado Cooperativo: Sicredi lança Catamoeda em todo o Brasil

Dados do Banco Central mostram que 35% das moedas emitidas no Brasil estão fora de circulação, gerando custo ao país com a emissão de novas moedas e prejuízo para os estabelecimentos e clientes devido à falta de troco. Pensando nesse cenário, o lançou o Catamoeda Sicredi.

A iniciativa consiste em uma máquina personalizada e interativa que permite depositar moedas em conta-corrente ou poupança, incentivando os associados a trazerem suas moedas guardadas para o uso novamente e ainda estimular o hábito de poupar. Para colocar as moedas em circulação, os associados devem ir à uma agência do Sicredi que possua a máquina. O processo de depósito é semelhante ao que é feito nos caixas eletrônicos.

O Catamoeda Sicredi está em processo de expansão em todo o Brasil. Atualmente, a iniciativa está disponível em 34 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi e 86 agências. Até setembro, foram contabilizados mais de mil depósitos nessa categoria, o que representou R$ 54 mil.

O projeto evidencia o estímulo do Sicredi ao hábito de poupar. Atualmente, o valor da carteira de poupança da instituição financeira cooperativa totaliza mais de R$ 9 bilhões.

OCB/RJ recebe visita de comitiva da Índia
O Sistema OCB/RJ recebeu na última quarta-feira, dia 14, a visita de nove representantes do governo do estado de Chhattisgarh, na Índia. Entre eles, o Secretário de Estado de Florestamento, Mahesh Gagda. O objetivo da visita foi conhecer o movimento cooperativista brasileiro.

A preocupação com as florestas foi um dos temas do encontro. Na conversa, os dirigentes receberam informações sobre os ramos cooperativistas existentes no Brasil, as principais potências no estado, qual a preocupação das cooperativas brasileiras no que tange ao reflorestamento e como vem sendo a relação entre cooperativa versus meio ambiente.

Ainda durante o encontro, os representantes indianos conheceram o trabalho realizado pela Cooperativa de Produtores Rurais AgroVerde, de Japeri, que tem cinco anos de fundação, 180 cooperados e já realizando negócios internacionais. A instituição mostrou sua preocupação com o meio ambiente, já que seus cooperados não utilizam agrotóxicos e fazem o uso correto do solo.

Cooperativas do Rio de Janeiro receberão o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
As cooperativas Unimed Volta Redonda e Pró-Uni, cooperativa educacional localizada em Campos dos Goytacazes, receberão na próxima terça-feira, dia 21, em Brasília, o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A ação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

A Cerimônia contará com a participação de representantes das 41 cooperativas reconhecidas nesta edição do prêmio, bem como das organizações estaduais do Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte.

“O Prêmio foi criado para valorizar o trabalho sério e comprometido das cooperativas brasileiras, que fortalecem a economia local por meio da geração de emprego, renda e da preservação dos recursos naturais”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

%d blogueiros gostam disto: