OCB orienta cooperativas sobre Reforma Trabalhista

No sábado, 11 de outubro, as relações de trabalho entre empregador e empregado vão passar por mudanças. No dia entrará em vigor a Lei nº 13.467/2017, que altera a Consolidação das Legislações de Trabalho (CLT), editada em 1943. As mudanças trazidas pela reforma trabalhista valem tanto para quem já está empregado quanto para aqueles que ainda serão contratados.

E o Sistema OCB, por meio da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), disponibiliza em seu site uma cartilha, com as principais alterações na CLT e que impactam diretamente na rotina das cooperativas e de seus empregados. “No cooperativismo, o maior capital são as pessoas.

E esse é o motivo fundamental de elaborarmos esta cartilha, pois a nossa intenção é auxiliar a nossa base nesse processo de adequação”, explica Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

A Cartilha elaborada está disponível no site da instituição: somoscooperativismo.coop.br

Unimeds têm bons resultados em ranking
O Sistema Unimed possui 98% das suas operadoras classificadas entre as duas melhores faixas de avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2017, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as 274 cooperativas da marca Unimed que foram avaliadas, 270 conquistaram as duas melhores faixas de classificação – com notas de 0,60 a 1,00 – sendo que juntas essas operadoras são responsáveis pelo atendimento de 16,4 milhões de clientes. As outras quatro Unimeds ficaram na terceira melhor faixa – com notas de 0,40 a 0,59 – e nenhuma operadora Unimed foi avaliada com notas abaixo de 0,40.

Neste ano, a Unimed apresentou um aumento de 193% em relação ao ano passado, quando se trata do número de operadoras classificadas na melhor faixa de desempenho, que inclui avaliações de 0,80 a 1,00.

Na lista de Unimeds de grande porte, que possuem mais de 100 mil beneficiários, a Unimed Belo Horizonte (MG) lidera o ranking, seguida da Unimed do Estado do Paraná (PR) e Unimed Porto Alegre (RS). As três melhores classificadas na categoria médio porte, com 20 mil a 100 mil vidas, são Unimed Vale dos Sinos (RS), Unimed Sul Capixaba (ES) e Unimed Santa Barbara D’Oeste e Americana (SP). A Unimed Patos (PB) se destaca na lista de Unimeds de pequeno porte, que considera operadoras com menos de 20 mil vidas, a Unimed Caldas Novas (GO) e Unimed Santa Rita (SP) seguem na sequência.

Sicredi lança máquina de cartão
O Sicredi firmou parceria para lançar a Paguecom, uma máquina de cartões que passa a viabilizar a atuação do Sicredi como credenciadora. Qualquer associado ou pessoa que queira se associar às cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi pode adquirir a máquina e utilizar em seu negócio. Os interessados poderão solicitar a máquina nas agências da cooperativa.

“Este é um segmento relativamente novo para o Sicredi, visto que já fazemos parte desta cadeia como instituição financeira cooperativa que oferece conta bancária para o recebimento dos pagamentos. Agora, nos tornamos também uma credenciadora, no chamado mercado de adquirência”, diz Cidmar Stoffel, diretor executivo do Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.

%d blogueiros gostam disto: