Unimed CSF completa 25 anos

A Unimed Centro Sul Fluminense foi fundada em agosto de 1992 por 25 médicos cooperados que propiciaram o surgimento de uma empresa consolidada por uma gestão séria e comprometida com seus ideais. A Unimed CSF é uma das maiores empresas de serviço na área de saúde suplementar. Além de gerar 122 empregos diretos, desenvolve ações sociais e atua em parceria com diversas entidades para benefício da população local.

Segundo o presidente Sebastião Barbosa, “onde há atuação de cooperativas, há sustentabilidade financeira. O cooperativismo é nossa diferença, pois o negócio é gerido pelo dono e fazemos parte da maior cooperativa médica do mundo”, conta.

Um dos desafios superados foi que a cooperativa conquistou perenidade numa região onde há concorrências desleais, por segmentos diferentes, como cartões desconto, falsas clínicas populares, além de serviços voltados para associados que oferecem falsas coberturas de atenção à saúde.

“Os desafios foram mais destacados na relação com a agência reguladora (ANS) a partir da última década, que nos impôs uma adequação a regras sem o devido tempo de adaptação. Pelo Código de Defesa do Consumidor, nosso negócio é visto como uma relação de consumo, o que gera obstáculos com a obrigação de atender sem estarmos devidamente amparados no direito contratual”, diz Sebastião.

Com 180 cooperados, a cooperativa atua nos municípios de Barra do Piraí, Vassouras, Piraí, Mendes e Paulo de Frontin. Adquiriu uma nova sede e planeja concluir as obras em 2018. Com espaço maior, vai melhorar a capacidade administrativa e oferecer novos serviços.

“Crescemos a uma média de 4% nos últimos dois anos, enquanto o mercado de planos de saúde perde clientes no país”, diz. Sua rede credenciada abrange cinco hospitais, sete laboratórios e 33 clínicas, e atende 16 mil clientes.

%d blogueiros gostam disto: