World Coop Management reúne dirigentes em BH

Belo Horizonte foi a capital do cooperativismo brasileiro nos dias 2 e 3 de outubro. Na ocasião, aconteceu o World Coop Management, congresso que trouxe o que existe de mais novo sobre conceitos e estratégias de atuação no negócio cooperativo. Cerca de 350 participantes, entre dirigentes de cooperativas, representantes de unidades estaduais do Sistema OCB participaram dos debates.

A temática principal desta edição girou em torno de Competição, Inovação e Tecnologia, com debates voltados para as vertentes Liderança e Estratégia. A próxima edição do WCM já está confirmada e acontecerá em setembro de 2018. O diretor da Wex Business e presidente do WCM, Luiz Branco, inclusive, adiantou dois nomes de peso já confirmados na programação do próximo ano: o historiador Leandro Karnal e o ex-diretor do Manchester United Peter Draper, que fez do clube uma marca mundialmente conhecida. O tema escolhido para o WCM 2018 será Competitividade e Sustentabilidade.

Pautas para o cooperativismo são discutidas
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) promoveram na última semana, na Câmara dos Deputados, um debate sobre as proposições prioritárias do movimento para o último trimestre deste ano. O foco do encontro foi a discussão de medidas estruturantes que reconheçam o cooperativismo como modelo de geração de emprego e renda, de inclusão produtiva e financeira e de acesso a mercados para milhões de brasileiros.

Uma das pautas apresentadas foi o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, que está pronto para entrar na pauta do plenário da Câmara dos Deputados, e que permite que as cooperativas de crédito possam administrar recursos de prefeituras e de outros entes públicos municipais.

Pró-Uni arrecada 650 kg de alimentos
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Campos dos Goytacazes, mantenedora do Colégio Pró-Uni, completou 22 anos recentemente. E como faz em todo aniversário, promoveu um passeio ciclístico, que reuniu mais de 600 pessoas. Somada à integração social, a atividade também arrecadou, em ação da campanha Dia de Cooperar (Dia C), cerca de 650 kg de alimentos, que serão doados a três instituições do município: Asilo Monsenhor Severino, Educandário dos Cegos e Abrigo Dr. João Viana.

Segundo o diretor administrativo da Pró-Uni, Gleidson Martins, mais do que uma atividade física, o Passeio Ciclístico proporcionou experiência de interação entre públicos diversificados. “A cooperativa Pró-Uni tem a preocupação em auxiliar os mais necessitados. E quando vemos que mais de 600 kg de alimentos foram arrecadados, nos sentimos felizes em poder ajudar instituições que precisam”, disse.

Cooperativa é lançada no Rio de Janeiro
Foi lançada na última sexta-feira, a Cooperativa Maravilha, empreendimento social fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário (CBEDV) e o Sistema OCB/Sescoop-RJ. O lançamento contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. A iniciativa conta com a associação de 16 costureiras e costureiros locais.

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicação.

claudio.montenegro@montenegrogc.com.br

%d blogueiros gostam disto: