Cooperativismo de Crédito é tema de debate na Bolsa da Valores do Rio

As três maiores cooperativas de créditos do país, se uniram para apresentar e discutir a evolução da sociedade e também da economia do Rio de Janeiro para os próximos anos e os seus impactos no cooperativismo financeiro. O Sicoob Central Rio, o Sicredi e a Unicred irão realizar no dia 27 de setembro, na Bolsa de Valores do Rio, a Conferência das Lideranças do Cooperativismo de Crédito (CLICC 2020).

O encontro contará com a participação de dirigentes de cooperativas financeiras de todo o Brasil e, contará com temas selecionados para ampliar o conhecimento das lideranças cooperativistas acerca do ambiente e socioeconômico e das principais tendências tecnológicas, demográficas e regulatórias.

De acordo com o consultor de cooperativismo e coordenador da CLICC Rio 2020, Carlos Alberto dos Santos, o país vive uma situação difícil na economia, principalmente no estado do Rio onde a situação é mais aguda nas contas do governo. “Com o encolhimento da oferta de crédito dos bancos públicos e privados em reação a difícil conjuntura  macroeconômica, o cooperativismo de crédito está conseguindo crescer no mercado”, explica o executivo.

Segundo o consultor, o cooperativismo tem vantagens competitivas que os bancos tradicionais não possuem. “No cooperativismo o fundamental são as pessoas. Essa é a nossa diferença frente aos agentes financeiros. ”, ressalta Carlos Alberto.

Para o presidente do Sicoob Central Rio, Dr. Luiz Antonio Ferreira de Araujo, a CLICC Rio 2020, vem consolidar o trabalho de integração e parceria entre os três sistemas cooperativos atuantes no estado do Rio de Janeiro, Sicoob, Sicredi e Unicred.  “Entendemos que o momento recomenda a soma de esforços visando a aceleração do desenvolvimento do cooperativismo de crédito em nosso estado”, explica o presidente.

Moderadora do painel “A Revolução Digital e o Futuro dos Bancos”, a diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge acredita que a conferência será um grande fórum onde as lideranças do cooperativismo financeiro terão a possibilidade de debater e de se aprofundar sobre temas de grande relevância para o setor.

“Teremos uma radiografia do cenário Fluminense por meio da análise dos especialistas. A partir daí, conseguiremos promover ações mais assertivas para alavancagem dos negócios em nossas cooperativas”, conta a executiva.

Unicred Central RJ/MT

Um dos temas em debate, o marco regulatório, será mediado pela superintendente da Unicred Central RJ/MT, Dayse Freitas. “É de extrema relevância discutirmos a evolução do marco regulatório do cooperativismo de crédito. Precisamos estar sempre de acordo com as normas e regras vigentes para o setor, por isso vamos debater o que prevê a regulamentação para os próximos anos”, comenta Dayse.

Ao final do evento, as discussões e conclusões serão consolidadas, o que resultará no mapeamento da presença do cooperativismo de crédito no Rio de Janeiro. “Posteriormente, esse panorama pode ser adequado e aperfeiçoado pelas cooperativas, para que fiquem de acordo com suas estratégias de inteligência competitiva”, finaliza Dayse.

A CLICC Rio 2020 será uma importante contribuição para o fortalecimento e expansão das cooperativas de crédito fluminenses, beneficiando seus associados e a sociedade em geral. Mais informações: www.clicc.net.br/rio2020

%d blogueiros gostam disto: