Dia C é lançado na capital fluminense

Com o lema “Atitudes simples movem o mundo”, foi lançado para as cooperativas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro o Dia de Cooperar (Dia C) 2017. O evento ocorreu no auditório da Unimed Federação Rio e reuniu representantes de cooperativas, além de diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema OCB/RJ.

Pela primeira vez nos quatro anos que participa da Campanha, o Sistema OCB/RJ promoveu lançamentos regionais. Além da Metropolitana, as Regiões dos Lagos, Norte/Noroeste, Serrana e Centro Sul Fluminense também receberam o Dia C. A ideia foi mobilizar as cooperativas que ainda não integraram o projeto apresentando a elas os resultados, as conquistas e os exemplos das ações solidárias do maior projeto de voluntariado cooperativista do país. Além disso, o objetivo foi informar que a partir deste ano, as ações do Dia C devem estar alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao abrir a solenidade, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, afirmou que O Dia C virou um símbolo do cooperativismo. “O cooperativismo está começando a entrar na vida social deste país e costumamos dizer que ele é o parceiro ideal para governos sérios, uma vez que fazendo o simples, temos atingido incríveis resultados que beneficiam quem mais precisa”, disse.

Apresentações também foram feitas durante o lançamento e todas as atividades tiveram como pensamento transformar o mundo, simbolizado por uma miniatura do globo terrestre. Coube ao facilitador, o professor de literatura e contador de histórias, Evanildo Fernando, iniciar as intervenções lúdicas. Além de fazer perguntas à platéia sobre o tema da Campanha do Dia C deste ano, Evanildo leu poemas que retratavam a necessidade de se pensar no próximo.

Além de momentos interativos, houve espaço também para a parte técnica. A analista de desenvolvimento social de cooperativas do Sescoop, Patrícia Resende, falou sobre o Dia C e as expectativas para o evento. “O Dia C é um processo, não um evento que acontece todo o ano. Hoje, 40% das ações são contínuas e nosso desejo é chegar a 70%. Além disso, queremos que aconteçam resultados efetivos, baseados em práticas de responsabilidade socioambiental nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas”.

Já a técnica de Promoção Social do Sescoop-RJ, Camila Feitosa, apresentou o Sistema de Inscrição e Cadastro de iniciativas no site do Dia C (diac.somoscooperativismo.coop.br)

A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, reafirmou a importância de as cooperativas abraçarem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A essência do Dia de Cooperar é promover ações duradouras que possam transformar, mudar e mover as pessoas para melhor. É fundamental que as cooperativas identifiquem as potencialidades para desenvolver seus projetos”, comentou Cristiane, acrescentando que, em 2017, colaboradores do Sistema OCB/Sescoop-RJ também promoverão ações, como Dia do Abraço, Palestra sobre Educação Financeira, Arraiá da Cooperação, em que toda arrecadação será destinada a uma instituição carente do município, criação de uma sala de leitura, entre outras.

 

Celebração

O grande evento do Dia C no Rio de Janeiro será em 1º de julho, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


%d blogueiros gostam disto: