Cooperativas na expectativa pelo Dia de Cooperar 2016

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicação.

claudio.montenegro@montenegrogc.com.br

Cidades de diversas partes do Brasil sediarão amanhã, 2 de julho, o Dia de Cooperar (Dia C) 2016. A iniciativa é considerada o maior evento cooperativista de voluntariado do Brasil. No município do Rio de Janeiro, o Dia C acontecerá na Praça Afonso Pena, na Tijuca, onde serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como: orientação jurídica e financeira, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e da taxa de glicose, atividades esportivas, preservação do meio ambiente e doação de animais. Além disso, cooperativas apresentarão alguns serviços disponibilizados à população e mostrarão a importância do segmento econômico para a sociedade.
Em 2016, cerca de 40 projetos estão sendo realizados em 13 municípios do Estado, mobilizando mais de mil voluntários. Ano passado, foram contabilizadas aproximadamente 40 iniciativas, beneficiando mais de 26 mil pessoas. Em todo o país, foram mais de 2,5 milhões de pessoas com os projetos.
Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o Dia C ressalta o papel do cooperativismo no país e reforça a doutrina cooperativista, que traz na sua essência a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais. “É um evento que tem como uma das premissas a valorização do próximo. E neste ano, estamos preparando novas ações para mostrar que o cooperativismo é o caminho para uma sociedade menos desigual”, afirma.

Cooperativas gaúchas registram alta de 11,6% no faturamento
As cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul faturaram R$ 22,1 bilhões em 2015, um aumento de 11,6% em relação a 2014, quando foram registrados R$ 19,9 bilhões. Os dados foram apresentados pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs/RS), no estudo “Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2015”, durante o evento Tá Na Mesa, organizado pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). Entre os motivos apontados para o bom momento estão os investimentos em assistência técnica para os produtores, prioridade para a maioria das cooperativas no ano anterior.

Sicoob recebe prêmios no Efinance 2016
Uma das mais importantes instituições cooperativas do país, o Sicoob, conquistou prêmios durante a 16º edição do Efinance com os projetos de mobile banking e a nova plataforma para concessão de crédito rural. O evento, realizado em São Paulo, teve como objetivo identificar e apontar os projetos mais importantes na área de tecnologia da informação e comunicação implementados pelas organizações financeiras do país.
O case Mobile Banking Sicoob foi eleito o melhor em sua categoria devido a sua eficiência e soluções inovadoras. Já a nova Plataforma de Crédito Rural levou o título de melhor case na categoria de crédito rural. Com a plataforma, o funcionário da cooperativa pode realizar a aprovação de crédito rural em qualquer lugar, remotamente, a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

%d blogueiros gostam disto: