OCB/RJ estabelece cooperação técnica com Prefeitura de Barra do Piraí

DSC_0225O cooperativismo fluminense deu mais um passo para se tornar o modelo econômico mais forte do Estado. No dia 6 de junho, o Sistema OCB/RJ assinou Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Barra do Piraí. A parceria tem como finalidade promover o estimular o cooperativismo local e fortalecer as instituições já existentes no município localizado na região Sul Fluminense.O TCT foi estruturado com indicadores de viabilidade para execução, divididos em áreas: Saúde, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo, Gastronomia e Lazer, Turismo Rural – Ecoturismo, Trabalho (Resíduos Sólidos, Costureiras), Transporte (Moto-frete).

Pela parceria, o Sistema OCB/RJ fica responsável pelo apoio nas esferas contábil e jurídica, a interlocução com cooperativas já constituídas, para auxílio no projeto, e a busca de parceiros. Já a Prefeitura de Barra do Piraí tem como incumbência de promover o envolvimento de secretarias e servidores do município, dando todo o suporte operacional para execução.

Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o cooperativismo é essencial para o desenvolvimento dos municípios. “Barra do Piraí tem uma economia baseada no comércio, mas também na agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária. O crescimento do cooperativismo em Barra do Piraí será um importante meio de progresso da cidade e o papel do Sistema OCB/RJ será auxiliar e dar todo o suporte necessário ao fomento das cooperativas na cidade”, disse Diaz.

O prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, tem a certeza que essa parceria contribuirá para o desenvolvimento local. “As cooperativas oferecem oportunidades para produtores e trabalhadores da cidade e isso influenciará no desenvolvimento local, com impacto em todos os setores da região. Já temos profissionais já propensos a constituir cooperativas, como artesãos, costureiras e produtores de cachaça artesanal. Agora é a hora de iniciarem os trabalhos”, disse.

O espaço de fomento ao cooperativismo está disponível para entrar em funcionamento dentro de poucos dias, na Central do Empreendedor, localizada ao lado da Prefeitura.

Acompanharam a reunião de assinatura do TCT, o assessor da presidência da OCB/RJ, Valdinei Calixto, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, os conselheiros do Sescoop/RJ, Antônio César do Amaral e Dr. Sebastião Barbosa, o representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, e o vereador Chico Leite.

%d blogueiros gostam disto: