Cooperativas poderão excluir base de cálculo do PIS/Cofins

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicação.

claudio.montenegro@montenegrogc.com.br

 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei nº 3.247/2015, que permite às cooperativas do Ramo Trabalho excluírem da base de cálculo do PIS e da Cofins, os valores repassados aos seus cooperados em decorrência da prestação de serviços em nome da cooperativa. A matéria foi relatada pelo deputado Mauro Pereira (RS), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e repara uma injustiça tributária existente no setor cooperativista. A proposição segue para apreciação da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) que analisará o mérito da matéria, além da adequação financeira e orçamentaria.

Cooperativa desenvolve chip para diminuir erros em estocagem de café
Com intuito de aumentar o controle e diminuir a chance de erro na estocagem e rastreamento do café, a Cooperativa dos Cafeicultores de Paraguaçu, de Minas Gerais, desenvolveu um chip. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da própria cooperativa e os produtores rurais poderão acompanhar informações sobre o café deles na cooperativa através de um aplicativo de celular.
O sistema automático de rastreabilidade foi implantado há cerca de 2 anos. Com ele, toda carga de café que chega no armazém recebe um cartão, que tem um chip. Nele, estão informações de procedência, peso, lote e até o local onde o bag será armazenado. A cooperativa tem capacidade para guardar até 4 mil bags de café por vez.

Instituições cooperativistas podem participar do PAA
Cooperativas interessadas em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já podem apresentar suas propostas por meio do site http://www.conab.gov.br, para as modalidades de Compra com Doação Simultânea e Formação de Estoque. A Conab investirá R$ 11,5 milhões em novos projetos do PAA, na modalidade de Apoio à Formação de Estoques da agricultura familiar. Os recursos foram assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). Mais R$ 1 milhão será utilizado pela Companhia na parte operacional do Programa. Na semana passada, a Conab começou a receber novas propostas para participação no PAA em todas as modalidades do programa.

Fórum reúne profissionais de comunicação e marketing
Na semana passada, Curitiba sediou o Fórum das Assessorias de Programas Sociais, Comunicação e Marketing do Sicredi. O evento reuniu profissionais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro para debater e conhecer cases de sucesso do mercado. Ícones como Hugo Tadeu, especialista em Inovação e professor da Fundação Dom Cabral, o jornalista Mario Rosa, um dos mais importantes assessores de imprensa da atualidade, e o empreendedor Gustavo Caetano foram alguns dos palestrantes do fórum.

%d blogueiros gostam disto: