Dia de Cooperar 2016 é lançado no Rio de Janeiro

As cooperativas do Rio de Janeiro mostraram no dia 29 de abril que estão engajadas na luta por um mundo mais justo e igualitário. Na data, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ), foi lançado o Dia de Cooperar (Dia C) 2016. O evento reuniu dirigentes e colaboradores de 51 cooperativas das mais diversas cidades fluminenses. E durante a oportunidade o desafio foi lançado: Multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas para outras cidades.

No território fluminense, em 2015, o número de cidades com ações do Dia C quase dobrou comparando-se ao ano anterior, passando de 15 para 28, atendendo cerca de 30 mil pessoas. Para o ano de 2016, a meta é ambiciosa: 50 municípios com inúmeros serviços à população. A celebração do Dia de Cooperar 2016 acontece em 2 de julho, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Porém, as cooperativas podem realizar ações durante todo o ano.

Apesar da celebração ser somente em julho, algumas ações já foram realizadas. O Sistema OCB/Sescoop-RJ, por exemplo, promoveu a campanha “Ajudar é Fácil, Pratique Cooperação”, criada para ajudar as vítimas das chuvas nas cidades de Maricá e Araruama. O Sicoob Cecremef apoiou a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, promovido pela Furnas Centrais Elétricas, e o projeto “Inclusão Social através da Música”, iniciativa que teve início em 1987 como uma ação social em prol das crianças e jovens, filhos de funcionários e moradores da Vila residencial de Furnas, no município de São José da Barra/MG.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, abriu os trabalhos e agradeceu aos presentes por prestigiarem o lançamento. “O Dia C é muito importante e gratificante para todos nós que temos o cooperativismo na veia. Queremos mostrar a força do segmento cooperativista no Estado do Rio de Janeiro e fazer bonito para que a campanha se difunda por outras cidades”, disse.

A Gerente de Desenvolvimento Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, apresentou o Dia de Cooperar (Dia C) 2016, os resultados alcançados pela campanha em 2015 e pontuou que o evento nasceu da necessidade de colocar o potencial cooperativista e a responsabilidade social inerente à doutrina.

“O Dia de Cooperar é a oportunidade para a sociedade conhecer o potencial que o cooperativismo possui para transformar e promover o desenvolvimento local. E as cooperativas têm como papel incentivar o voluntariado internamente, pois quem conhece de verdade a região são os próprios cooperados. Graças ao Dia C, muitas cooperativas passaram a crescer, pois a comunidade passou a vê-las de outras formas”, afirmou Maria Eugênia.

Mapa da Cooperação

Ainda durante o lançamento do Dia C 2016 aconteceu o Mapa da Cooperação. Na ocasião, os representantes das cooperativas alinharam, mapearam desafios, contaram suas histórias e dialogaram com outros dirigentes para o engajamento de soluções conjuntas. As ideias que surgiram despertou a curiosidade do público que esteve presente no evento.

A ação foi elaborada pela Carioteca, instituição que promove a integração, o nivelamento de conhecimento e a ativação da criatividade.

Exemplo

O assessor de comunicação da Unimed Sul Fluminense, Leonardo Canavez, deu um testemunho sobre o Dia C em Barra do Piraí. Segundo ele, é importante dar visibilidade para a campanha. “O desafio foi promover um evento que fosse atraente. A estratégia foi promover a união com outras cooperativas.

“Durante a nossa ação, tivemos mais de 100 voluntários, mais de 200 atendimentos e cerca de 2 mil pessoas circulando. Mas o mais importante foi promover a difusão do cooperativismo e ter a certeza de que o cooperativismo transforma vidas”, disse.

Palestra

O lançamento do Dia C contou com palestra do advogado e presidente da Comissão de Estudos em Direito Cooperativo da OAB/AM, Alcian Pereira de Souza, que ministrou palestra sobre crises e oportunidades e como o Dia de Cooperar possibilita ações de transformação social.

Cadastro

Ainda não cadastrou a sua iniciativa? O prazo para cadastro vai até 25 de maio. Os interessados devem acessar o site do Dia C: diac.brasilcooperativo.coop.br.

Confira o vídeo oficial do lançamento do Dia C no link https://www.youtube.com/watch?v=a4Tfqq-19nE&feature=share 

%d blogueiros gostam disto: