Cooperativas brasileiras já podem aderir ao PDGC

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

Começou na última segunda-feira, dia 4, as inscrições para cooperativas participarem do ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O lançamento da iniciativa aconteceu em 1º de abril, em Belo Horizonte. Ela visa a promover e adotar boas práticas de gestão e de governança para desenvolver a autogestão das cooperativas brasileiras. O PDGC é aplicado em ciclos anuais, e busca melhorias contínuas nas cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

A metodologia está pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Para o ciclo 2016-2017, o Programa conta com uma novidade: a ampliação do nível de maturidade da gestão.

Sescoop/RJ forma nova turma do Formacoop

O Sistema OCB/Sescoop-RJ formará nesta sextafeira, 8 de março, mais uma turma do Curso de Forma- ção em Gestão de Cooperativas (Formacoop). Participaram da capacitação representantes de 13 cooperativas do segmento agropecuário e alguns integrantes do setor de monitoramento do Sescoop/RJ.

O curso, que durou 10 meses, serviu para promover a gestão profissionalizada e o fortalecimento de cooperativas agropecuárias. Ao longo da formação, foram abordados diversos temas, como: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

Dia C é lançado em Pernambuco

Evento realizado em 1º de abril no auditório do Sistema OCB/PE marcou o lançamento da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2016. Dirigentes de cooperativas prestigiaram o evento da maior rede cooperativista do Brasil. O Dia C será comemorado no dia 2 de junho e representa a prática perfeita de um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

Esta será a terceira vez que Pernambuco comemora a data. No primeiro ano, a cidade de Gravatá foi escolhida para estrear a festividade e no segundo ano foi a vez de Garanhuns. Já neste terceiro ano, Recife recebe o evento.

Ocepar tem novo presidente

Após 20 anos, o cooperativismo paranaense possui um novo líder. O engenheiro agrônomo José Roberto Ricken assumiu a presidência da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar) em 1º de abril. A posse aconteceu na sede do Sistema, em Curitiba, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO). Ele substitui João Paulo Koslowski, que liderou o Sistema Ocepar desde 1996 e, que a partir de agora se dedicará a projetos pessoais.

%d blogueiros gostam disto: