OCB participa da reunião do Conselho de Administração da ACI

07032016OCB-participa-reuniao-ACIO Sistema OCB participou da primeira reunião de 2016 do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional. Integrante do Conselho, o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, esteve no evento ocorrido em Sidnei, na Austrália, entre os dias 1º e 4 de março. A reunião foi a primeira sob a presidência de Monique Leroux, presidente do Sistema Desjardins, do Canadá, eleita durante a Assembleia Geral da ACI de 2015.

Durante os dias de reunião, o Conselho deliberou sobre a redefinição da estratégia da ACI. A organização busca ampliar o número de membros na África e no Oriente Médio. O grupo também tratou do orçamento da Aliança para os anos de 2016 e 2017, além de analisar os resultados obtidos na Assembleia Geral de 2015.

A presidente da ACI anunciou a aprovação de um fundo da União Europeia para financiar projetos de promoção do cooperativismo em todo o mundo. O sucesso do projeto garantirá um financiamento de 10 milhões de euros à ACI, que serão repassados às iniciativas das organizações-membro em diversos países. Os recursos serão revertidos para a formação e treinamento, segundo Eudes Aquino:

“O sucesso na concessão dos recursos da União Europeia mostra o reconhecimento internacional à importância do fortalecimento do cooperativismo como alternativa às crises econômicas e promoção do desenvolvimento social. No Brasil, encaminharemos à ACI uma carteira de projetos que incluem a criação de um centro de treinamento em cooperativismo no Nordeste, além do empoderamento de lideranças na Amazônia e a criação de um banco de dados de políticas públicas voltadas para o setor no país”, avalia.

Chamado de “Cooperativas e Desenvolvimento: Foco nas Pessoas, Negócios Ativos”, o projeto tem previsão de duração inicial de quatro anos e objetiva o empoderamento do setor cooperativista em países em desenvolvimento. As primeiras iniciativas serão apresentadas durante a próxima reunião do Conselho que acontecerá no mês de junho.

O Conselho da ACI é formado por 15 membros eleitos nas assembleias gerais. A OCB tem sido representada no Conselho desde a sua filiação à ACI e acompanha regularmente as reuniões.

%d blogueiros gostam disto: