Cooperativismo pode virar disciplina obrigatória

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

O Ministério da Educação (MEC) planeja inserir o cooperativismo nas escolas públicas, através da Base Nacional Comum (BNC). O documento vem sendo elaborado e está disponível para consulta no site do MEC até 15 de março. A publicação trata dos conhecimentos essenciais que devem ser transmitidos aos estudantes brasileiros, da creche ao ensino médio.

A contribuição das cooperativas é fundamental para que a doutrina cooperativista seja incorporada às disciplinas que compõem a BNC, já que o texto será elaborado de forma participativa. O sistema OCB está incentivando a participação de cooperativas a fim de contribuir com a revisão da Base Nacional Comum. Para isso, criou um modelo disponível no site para servir de exemplo. Os interessados devem acessar o site do MEC e fazer o cadastro. Após o recebimento da senha, basta inserir as propostas que deseja.

Representantes de ramos se reúnem no Rio de Janeiro

A OCB/RJ promoveu em 24 de fevereiro, o Encontro de Representantes dos Ramos Cooperativistas. Realizado na sede da instituição, o evento promoveu o alinhamento institucional dos dirigentes em assuntos específicos ao cooperativismo fluminense, como: o papel da OCB e do Sescoop, a obrigatoriedade do registro da OCB/RJ e a análise de cenário do cooperativismo fluminense, os programas de gestão, o Fundecoop e a importância da comunicação para as cooperativas. Além dos representantes, o encontro contou com a participação da diretoria e de consultores e coordenadores das áreas fins do Sistema.

Cooperativa renova frota de ônibus

A Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Complementar da cidade de Camaragibe (Cooperune), de Pernambuco, colocou à disposição dos usuários mais 12 novos ônibus. Os veículos substituirão as antigas kombis e micro ônibus que rodavam pelo município. Com isso, a Cooperune finaliza a primeira etapa de renovação da frota, que já colocou 26 novos carros nas ruas de Camaragibe. Ao todo, serão quatro etapas, que colocarão 70 ônibus novos nas ruas até dezembro. A Cooperativa é a única permissionária na localidade que tem a licença para desenvolver o ramo Transporte.

Cooperativas brasileiras têm prazo prorrogado

O prazo de envio dos trabalhos a serem apresentados na 3ª Cúpula Internacional de Cooperativas foi estendido até o dia 15 de março. Os estudos retratarão a realidade do cooperativismo nos países onde está presente e vão ser apresentados ao público durante a conferência. O resultado da análise dos trabalhos será divulgado em 9 de maio. A Cúpula – uma realização do Sistema Desjardins e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) – acontece, em Quebec, no Canadá, entre os dias 11 e 13 de outubro.

%d blogueiros gostam disto: