Cooxupé termina 2015 com recorde de exportações de café, em Guaxupé

 cooxupeA Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) bateu recorde de exportações em 2015. A expectativa é que o volume de café enviado para fora do país chegue a 4,6 milhões de sacas, enquanto em 2014 o volume foi de 3,9 milhões, o maior até então.

Considerada uma das maiores cooperativas de café do mundo, a Cooxupé atribui parte deste crescimento à abertura de cinco novos escritórios. “Nós estamos em Andradas, que é periferia da nossa região; nós estamos em Lambari, que também está na periferia; Nepomuceno, que é o segundo maior produtor de café do estado de Minas Gerais; Cássia, aqui no sudoeste; e Altinópolis, no estado de São Paulo. Esses cinco, nós abrimos esse ano”, conta Carlos Paulino, presidente da Cooxupé.

Os negócios vão muito bem para o produtor Hugo Vilas Boas, que tem mais de 320 mil pés na propriedade em Guaxupé (MG). Cerca de 80% do que ele produziu foi exportado. “É tipo exportação. Os cafés são de qualidades razoáveis, que permitem esse tipo de exportação. Eu produzo também cafés cereja descascados, que são cafés mais finos. A exportação de café nos permite arrecadar um preço melhor para manter a atividade nos níveis que estão”, afirma.

Mas se 2015 foi bom, 2016 pode ser ainda melhor. A expectativa é de que no próximo ano, 6 milhões de sacas cheguem a Cooxupé, o que deve aumentar o volume de exportação. E para agradar cada vez mais o consumidor estrangeiro, investimento na tecnologia. “Nós temos a unidade de preparo que faz toda a seleção de grãos. Depois nós fazemos a blendagem, e exportamos direto e entregamos direto em Santos”, explica Marcos Antônio Silva, coordenador de recebimento.

A experiência também conta muito para agradar o paladar dos importadores. O gerente de controle de qualidade da cooperativa, Francisco Donizeti da Cruz, diz já conhece a preferência dos compradores de alguns dos 40 países que recebem os grãos produzidos aqui. “Aqui tem café pra tudo. Então nós conseguimos atender praticamente o mundo todo, todos os continentes, com essa qualidade que temos”.

A Cooxupé deve fechar 2015 com cerca de 12,4 mil cooperados, 500 a mais que em 2016.

%d blogueiros gostam disto: