Sancionada lei que trata de parcerias entre cooperativas e poder público

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

Foi publicada em 15 de dezembro no Diário Oficial a Lei nº 13.204/2015, que estabelece o novo regime jurídico das parcerias voluntárias entre a administração Pública e entidades sem fins lucrativos, com a inclusão do cooperativismo no escopo do normativo.  As cooperativas deverão atender exigências específicas, como a necessidade de constituição de conselho fiscal capaz de opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, além da escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade. O texto também prevê a relação de acordos de cooperação, quando o objeto envolver a celebração de comodato, doação de bens ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial, hipótese em que o respectivo chamamento público observará o disposto na lei.

Sicredi lança financiamento para energia solar

O Financiamento para Energia Solar é a novidade do Sicredi. Trata-se de uma linha de crédito específica para a compra de equipamentos para geração de energia elétrica por meio da energia solar. Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que até 2024, a geração de energia elétrica a partir dos raios do sol passará dos atuais 0,02% para 4% da potência elétrica do país, alcançando 7.000 MW, sem contar com a geração distribuída. Para contratar a solução de crédito, o associado deve apresentar o orçamento do empreendimento na sua unidade de atendimento, que vai avaliar a viabilidade do financiamento dentro da proposta de crédito responsável do Sicredi. O crédito será concedido diretamente na conta-corrente da empresa que irá executar o projeto.

Unicred lança mais uma edição da campanha de verão

As Unicreds Central RJ/MT e Central SP lançaram no começo de dezembro a primeira etapa da campanha de Verão, cujo mote é “Conectado ao que há de melhor da estação”. A iniciativa busca fortalecer a marca e a percepção de que a Unicred está com seus cooperados onde e quando precisam. A ideia é aproveitar o período de final e início de ano para levar aos cooperados os serviços financeiros da Unicred, com orientação e parceria, além de fortalecer a marca como uma instituição financeira cooperativa que está sempre ao lado de seus cooperados.

Presidente da Frencoop destaca resultados de 2015

O deputado federal Osmar Serraglio (PR), que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), ressaltou os resultados da Frente em 2015. O parlamentar reforçou o trabalho conjunto com o Sistema OCB para garantir os pleitos do cooperativismo no Congresso Nacional. Para ele, o ano de 2015 foi o maior protagonismo da Frente, com aprovação de diversas matérias em prol do cooperativismo, dentre elas as sanções das Leis nº 13.097/15, que assegura a classificação contábil do capital social das cooperativas e a nº 13.137/15, que permite o acúmulo dos créditos presumidos de PIS/Cofins para as cooperativas de leite entre outras.

%d blogueiros gostam disto: