Crescimento é objetivo de Workshop realizado pelo Sicoob Central Rio

DSC_0013Juntos é um só movimento! Esse foi o lema do Workshop de Negócios 2015, promovido pelo Sicoob Central Rio entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Mangaratiba. Mais de 200 participaram do evento, que teve o patrocínio do Sistema OCB/Sescoop-RJ e se propôs a debater estratégias e promover a discussão de boas práticas de comercialização como instrumento de sustentabilidade e fortalecimento das cooperativas de Crédito.

A frase-tema veio em um momento oportuno, pois demonstra o crescimento do Sicoob Central Rio e os desafios para os próximos anos. Segundo a diretora-administrativa da Central, Mary Virgínia Northup, a frase mostra que a união é primordial para o crescimento das cooperativas. “Crescemos nos últimos anos e, mesmo assim, precisamos nos aperfeiçoar. Temos que melhorar cada vez mais, visto que enfrentaremos desafios ainda mais difíceis. Não podemos ficar parados”, disse.

O evento foi aberto pelo presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo. Ele apresentou alguns números alcançados pela Central e os projetos que estão em desenvolvimento para crescimento do cooperativismo de Crédito no Rio de Janeiro.

“Em breve, estaremos em um outro patamar. Para que tal fato se concretize, estamos fortalecendo nossas cooperativas e divulgando a importância do cooperativismo para a sociedade. A fidelização dos associados também está em nossos planos, pois desejamos que eles utilizem a cooperativa para a realização de serviços”, afirmou.

Presente à abertura do evento, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, salientou a força que o cooperativismo de Crédito tem no Estado. “Com quatro anos de existência, o Sicoob Central Rio se mostra como uma das potências do cooperativismo fluminense. O Sistema OCB/Sescoop-RJ se orgulha muito de ter apoiado a Central e estará sempre à disposição em prol de promover o desenvolvimento da cooperativa”, afirmou.

Também compuseram a mesa principal o gerente de Departamento do Banco Central no Rio de Janeiro, Alexandre Martins Bastos, e o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada. Este afirmou que o Bancoob se sente parte do desenvolvimento do Sicoob Central Rio. “Em pouco tempo, a Central tem recuperado o tempo perdido. Estamos juntos em prol de cada vez mais crescimento”, comentou.

Já Alexandre Bastos destacou o crescimento da Central frente aos desafios. “Esse ano tem posto à prova a nossa resiliência, mas, mesmo assim, o cooperativismo de crédito tem evoluído. Para se ter uma ideia, os ativos totais das cooperativas cresceram 19,4% contra 11% dos bancos privados. A Resolução 4434 nos permitirá um 2016 de expansão contínua, mesmo com os prognósticos ruins para o próximo ano”, comentou.

O vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses, e o diretor da OCB/RJ, Ângelo Galatoli, também participaram do workshop.

Desafios

Após a abertura foi promovida a palestra “Cenário atua da economia, conjuntura, inflação e cooperativismo de crédito”, ministrada pelo economista Eduardo Gianetti.  Um dos entusiastas do segmento, Gianetti apresentou dados referentes à economia brasileira e os prognósticos para os próximos anos.

Durante o segundo dia de evento aconteceram palestras sobre diversas temáticas, como os desafios do cooperativismo de crédito e as oportunidades para o Sicoob. Também foram debatidas as oportunidades para as cooperativas financeiras dos produtos e serviços de excelência para PJ, a importância de se conhecer os clientes e a governança cooperativa como ferramenta no desenvolvimento do cooperativismo.

%d blogueiros gostam disto: