Ambev lança iniciativa para identificar e reconhecer excelência na gestão de cooperativas de reciclagem

AmbevEm parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Excelência Ambev Recicla selecionará três organizações que receberão até R$ 100 mil reais em investimentos e um ano de assistência técnica. Cooperativas de todo o Brasil podem se inscrever pelo site ww.ambevrecicla2016.com.br

A Ambev anunciou hoje o Excelência Ambev Recicla, programa que investirá em organizações de catadores que possuem boas práticas. Em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), o projeto vai identificar as cooperativas brasileiras com modelos de excelência em gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, segregação e valorização de materiais recicláveis. Três organizações serão selecionadas e receberão até R$ 100 mil em investimentos, além de um ano de assistência técnica. O lançamento foi feito durante a abertura da 6ª Expo Catadores, principal evento do setor de reciclagem.
A iniciativa faz parte do Ambev Recicla, projeto estruturado em 2011, que visa estimular o descarte correto e a reciclagem de embalagens pós-consumo por meio de ações educativas e construção de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), além de investir em inovação de embalagens sustentáveis. “Um dos principais objetivos do Ambev Recicla é contribuir para o aumento da reciclagem no país por meio da inclusão social e da geração de renda para os catadores. Por isso, buscamos desenvolver ações que melhorem a gestão das organizações e incentivem os cooperados”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. O Excelência Ambev Recicla será baseado no Programa de Excelência para Cooperativas de Reciclagem (PEX-R), uma ferramenta desenvolvida pela cervejaria para orientar e ajudar na melhora da gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas.
Para participar, a organização interessada deve preencher a ficha de inscrição disponível no site (http://ambevrecicla2016.com.br/) entre 03 de dezembro de 2015 e 01 de fevereiro de 2016. Uma comissão técnica formada pela Ambev, pelo MNCR e pela consultoria Giral vai avaliar as informações cadastradas e indicar as organizações de destaque. A última etapa da seleção será uma visita às cooperativas finalistas feita pela comissão para validar as informações fornecidas. O anúncio das três organizações selecionadas será feito em 17 de maio do próximo ano, Dia Internacional da Reciclagem.
Para mais informações, acesse http://ambevrecicla2016.com.br/ e www.facebook.com/ambevrecicla2016 ou entre em contato pelo e-mail duvidas@ambevrecicla2016.com.br e pelo telefone (11) 2639-0670.
Sobre o Ambev Recicla
Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora, visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.

%d blogueiros gostam disto: