Cooperativas de carga se recadastram junto à ANTT

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

Cooperativas transportadoras de cargas iniciaram o recadastramento voluntário do Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), junto à Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). O prazo termina na próxima segunda-feira, dia 30. Quem não optar voluntariamente pelo procedimento, terá de seguir o cronograma estabelecido pela ANTT, que começa a partir de 1º de dezembro.

Dentre os benefícios trazidos pelo recadastramento do RNTRC, estão: a formalização do exercício da atividade e organização do mercado de transporte rodoviário de cargas, a fiscalização do exercício da atividade, possibilita maior conhecimento do funcionamento

do mercado, como a oferta, a concorrência, a distribuição espacial, as áreas de atuação dos transportadores, inibição da atuação de atravessadores e maior segurança para contratação de transportadores.

OCB/RJ promove Café Cooperativo

Com o objetivo de estreitar os laços entre as instituições, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria como o Sistema OCB/RJ, promoveu o Café Cooperativo. Um dos focos do evento foi promover o desenvolvimento de cooperativas agropecuárias.

Além disso, foi criado um Grupo de Trabalho para se montar a 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar, com previsão de ocorrer no primeiro semestre de 2016.

Resende ganha primeira agência do Sicredi

Uma nova instituição financeira cooperativa chegou à Resende, localizada no Sul Fluminense. A chegada da cooperativa mostra o interesse da instituição em se firmar no Estado do Rio de Janeiro. A agência funcionará no andar térreo do Edifício Golden Center, na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Jardim Tropical. A inauguração aconteceu no dia 19 de novembro.

O horário de atendimento aos clientes será das 10h às 16 horas, enquanto o autoatendimento pode ser feitos por meio de caixas eletrônicos, entre 6h e 22h. Ao todo, sete colaboradores fazem parte do Sicredi Resende.

Presidente do Sistema OCB recebe Medalha Mérito Legislativo

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu a medalha Mérito Legislativo em cerimônia de outorga no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 18 de novembro. A medalha é uma maneira de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade em certo momento da história do país.

Márcio Lopes de Freitas foi o segundo líder cooperativista homenageado com a medalha. Em 2014, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, também recebeu a honraria.

Ramos do Cooperativismo

No Brasil, existem cooperativas em 13 setores da economia. Todos representados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nacionalmente, e pelas Unidades Estaduais (Oces). Criadas, em 1993, a divisão facilita a organização vertical das cooperativas em confederações, federações e centrais.

Turismo e Lazer – Formado pelas cooperativas que atuam no setor de turismo e lazer, organiza as comunidades para disponibilizarem seu potencial turístico, hospedando os turistas e prestando-lhes serviços.

%d blogueiros gostam disto: