Encontro de Contadores de Cooperativas do Rio de Janeiro termina hoje

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

Organizado pela primeira vez no Estado, termina na tarde desta quinta-feira o I Encontro de Contadores de Cooperativas do Rio de Janeiro. O evento está sendo realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC/RJ). Na abertura, ocorrida ontem, aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a OCB/RJ e o CRC/RJ. A parceria visa ao aperfeiçoamento de contadores naquilo que diz respeito à contabilidade em sociedades cooperativas, que possuem normas e regras específicas.

BC detalha Resolução que segmenta cooperativas

O Banco Central (BC) apresentou detalhamento sobre a Resolução CMN 4.434/15, que categoriza as cooperativas de crédito em três tipos: plenas, clássicas e de capital e empréstimo. De acordo com o Banco Central, as cooperativas de categoria plena são aquelas que podem praticar todas as operações do mercado. As clássicas são aquelas que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos – instrumentos do mercado futuro – entre outros. Já as de capital e empréstimo não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu funding apenas o capital próprio integralizado pelos associados.

Cooperativas estão na lista das melhores empresas para se trabalhar

A revista Você S/A, especializada em retratar casos de sucesso em áreas como governança, gestão ou recursos humanos, elaborou um ranking onde divulgou as 150 melhores empresas para se trabalhar. Na lista, constam 18 cooperativas – dos ramos Saúde, Crédito e agropecuário. O Sistema Unimed teve 14 empresas citadas, além do Sicredi, Sicoob e Copacol. Foram avaliados quesitos como salários, oportunidades de carreira, chefes parceiros e qualidade de vida.

Consignado INSS: Sicredi lança linha de crédito para aposentados

O Sistema Sicredi lançou o crédito consignado INSS, uma nova linha de crédito voltada para aposentados e pensionistas do INSS. O produto oferece recursos com baixo custo, que podem ser pagos em 72 vezes ou em seis anos. O valor é depositado diretamente na conta corrente, o desconto das parcelas é feito direto do benefício, as taxas competitivas e a concessão do crédito ocorre sem que o solicitante tenha que informar o destino do recurso. Dos 3 milhões de associados, 15% são constituídos por aposentados e pensionistas.

Ramos do Cooperativismo

No Brasil, existem cooperativas em 13 setores da economia. Todos representados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nacionalmente, e pelas Unidades Estaduais (Oces). Criadas, em 1993, a divisão facilita a organização vertical das cooperativas em confederações, federações e centrais.

Saúde – As cooperativas desse ramo são o resultado da união de médicos e outros profissionais de saúde, que buscam oferecer uma alternativa aos planos de saúde existentes.

%d blogueiros gostam disto: