Projeto de Lei propõe Dia Estadual do Cooperativismo

CooperativismoO estado do Rio de Janeiro terá em seu calendário uma data para comemorar o cooperativismo. A proposta partiu do Sicoob Cremendes, a mais antiga Cooperativa de Crédito do Estado do Rio de Janeiro e uma das mais antigas do Brasil. Foi aprovada, em primeira votação, a PL nº 936/15, que institui o Dia Estadual do Cooperativismo. A homenagem é de autoria do deputado estadual André Ceciliano e visa o reconhecimento da população do Estado a este importante segmento econômico.

“O cooperativismo liberta o homem do individualismo, através da cooperação entre seus associados, satisfazendo as suas necessidades”, diz Ceciliano. De acordo com o parlamentar, a proposta é que o Dia Estadual seja comemorado próximo da data de fundação do Sicoob Cremendes.

A novidade foi apresentada durante o curso “Cooperativismo ao Alcance de Todos”, realizado na sede do Sicoob Cremendes, voltado para grupos de pessoas que pretendem formar cooperativas de Artesãos e de Cuidadores de Idosos. A capacitação foi realizada no dia 20 de outubro. Participaram do encontro conselheiros do Sicoob Cremendes, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Saúde do Idoso de Mendes.

Foram abordados, durante a palestra, os antecedentes históricos cooperativistas, os ramos, os princípios e valores do cooperativismo, os direitos e deveres dos sócios e as funções dos conselhos de administração e fiscal.

Cooperativismo na Praça

As comemorações pelos 86 anos do Sicoob Cremendes não param. No sábado, dia 24, a cooperativa realizará o evento “Cooperativismo na Praça”, que acontecerá na Avenida Julio Braga, nº 20 – Mendes/RJ.  Entre as atrações, estão: exposição de produtos de cooperativas, peças de teatro e apresentações musicais. A iniciativa começa à 9h e tem a parceria do Sistema OCB/Sescoop-RJ, do Sebrae e da Prefeitura de Mendes.

%d blogueiros gostam disto: