BNDES prorroga Procapcred até 2017 com R$500 milhões

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

A diretoria do BNDES aprovou a renovação do Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred), que promove o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de Crédito. A prorrogação vai até 31 de dezembro de 2017, com mais R$ 500 milhões de dotação orçamentária.

Os recursos do Procapcred destinam-se a financiar diretamente os cooperados para aquisição de cotas de cooperativas singulares de Crédito com mais de um ano de atividade, ampliando a capacidade de financiamento e fortalecendo o ramo. O programa já atendeu 508 cooperativas, o equivalente a 50% do total do setor.

Sicredi lança crédito consignado INSS

A cooperativa Sicredi, que conta com mais de 3 milhões de associados, lançou o crédito consignado INSS. O produto oferece recursos com baixo custo a aposentados e pensionistas do INSS, que somam cerca de 15% do total de associados.

Entre as vantagens do crédito consignado INSS está o pagamento do recurso em 72 vezes. A solicitação do benefício precisa ser feita nas unidades do Sicredi.

Cooperativa de bombeiros civis é constituída

O Escritório Regional do Cooperativismo Fluminense (ERC) da região Centro Sul sediou a assembleia de constituição da Cooperativa de Trabalho dos Bombeiros da cidade de Pinheiral (Fire Chief Coop).

A cooperativa tem oito sócios fundadores e novos cooperados serão admitidos. O bombeiro civil Leonardo Lopes, que presidiu a assembleia, foi eleito como presidente da cooperativa.

Safra brasileira de grãos pode chegar a 213,5 milhões de toneladas em 2015/2016

A primeira projeção feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2015/2016 indica mais um recorde brasileiro no campo. A divulgação mostra que o país pode produzir até 213,5 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, superando os 209 milhões do período 2014/2015.

Desde o levantamento, apenas as culturas de primeira safra – como algodão, amendoim, arroz, feijão, milho e soja – estavam com o plantio iniciado, fase que se estende até dezembro. As culturas de segunda e terceira safras e as de inverno têm os plantios concluídos em junho.

Ramos do Cooperativismo

No Brasil, existem cooperativas em 13 setores da economia. Todos representados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nacionalmente, e pelas Unidades Estaduais (Oces). Criadas, em 1993, a divisão facilita a organização vertical das cooperativas em confederações, federações e centrais.

 Infraestrutura – As cooperativas de infraestrutura prestam, de forma coletiva, serviços essenciais, como energia, telefonia, limpeza pública, segurança e saneamento básico, aos seus associados.

%d blogueiros gostam disto: