Por Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicação. montenegrocc@montenegrocc.com.br
O Sistema Sescoop-OCB/RJ iniciou no dia 27 de setembro o projeto Cooperativismo In Rio, na praia de Copacabana. O objetivo é divulgar o segmento cooperativista utilizando um dos seus princípios, o interesse pela comunidade. Em parceria com a Cooperativa dos Cuidadores de Idosos e Doentes Dependentes (Coopidade), foram oferecidos serviços gratuitos à população, tais como shiatsu e orientações de saúde e qualidade de vida.
O projeto acontecerá em mais três domingos de outubro: dias 4, 18 e 25, sempre na praia de Copacabana (altura do Posto 3), em frente à Rua Paula Freitas.
World Coop Management em Belo Horizonte
Belo Horizonte sediou, nos dias 28 e 29 de setembro, o World Coop Management, congresso elaborado para presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas e entidades do setor que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobres os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas.
A iniciativa busca aproximar o setor cooperativo de eventos internacionais de grande porte que atualizem e estimulem os profissionais, trazendo ideias inovadoras e tendências mundiais sobre liderança e estratégia. Os palestrantes apontaram os melhores caminhos e estratégias para a realização de bons negócios. O evento teve uma programação variada: tendência e inovação, demonstração de casos internacionais de sucesso, link Brasil e debates diversos para contribuir para a consolidação do aprendizado.
Ramo Transporte discute a criação de aplicativo e bandeira única nacional
Uma novidade pode chegar ao alcance de taxistas e passageiros. As cooperativas do segmento táxi devem lançar, em breve, um aplicativo que facilitará a comunicação entre o taxista e o usuário do serviço. O aplicativo faz parte de um projeto mais amplo que pretende estabelecer bandeira única para o setor. Os assuntos foram discutidos em Brasília pelo Grupo de Trabalho Táxi, fórum criado para discussões a respeito do segmento.
O Grupo discutiu, também, o texto base de orientação que será assinado pelo Sistema OCB, em relação ao atual cenário tecnológico e difusão de aplicativos clandestinos que vêm tomando o mercado. Outros debates ocorreram em função dos principais Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que afetam as cooperativas do segmento, bem como as estratégias de atuação sistêmica em relação à criação do marco regulatório do transporte e de um projeto para negociação de redução da base de cálculo do Imposto de Renda para o segmento de passageiros, no âmbito da Receita Federal.
Ramos do Cooperativismo
No Brasil, existem cooperativas em 13 setores da economia. Todos representados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nacionalmente, e pelas Unidades Estaduais (Oces). Criadas, em 1993, a divisão facilita a organização vertical das cooperativas em confederações, federações e centrais.
Especial – Composto por cooperativas constituídas por pessoas que precisam ser tuteladas ou que se encontram em situações de desvantagem social, nos termos da Lei 9.867, de 10 de novembro de 1999.