Dirigentes de cooperativas discutem a comunicação na era digital

IMG-20150926-WA0002A cidade de Petrolina recebeu nos dias 25 e 26 de setembro, representantes de cooperativas de todo o estado na 30ª edição do Encontro Estadual das Cooperativas Pernambucanas. O evento teve como tema a Comunicação na Era Digital e contou com a presença da renomada consultora Martha Gabriel para a palestra de abertura.

Antes da palestra que marcou a abertura oficial do evento, os participantes foram divididos em dois grupos e encaminhados às visitas técnicas programadas. As cooperativas Coana e Coopexvale, do Ramo Agropecuário, recepcionaram os grupos e explicaram as atividades desenvolvidas na exploração da uva na região do Vale do São Francisco.  A região é responsável por 95% da produção nacional de uva de mesa, que é destinada não apenas ao mercado interno, mas também à exportação.

No jantar de integração, realizado no primeiro dia do evento, as cooperativas que se destacaram em 2015 nos programas de monitoramento (PAGC e PDGC) foram homenageadas. A Pernambucred foi uma das cooperativas que se destacaram no PDGC e, segundo o presidente executivo da cooperativa, Givaldo Macedo, o resultado servirá de estímulo para novas conquistas.

“Respondemos todas as perguntas com fidelidade em consonância com os normativos. Para as questões em que não obtivemos destaque, já criamos uma comissão para avaliar o que pode ser feito na próxima avaliação para conquistarmos a excelência”, frisou.

No âmbito do monitoramento, receberam ainda homenagens, as cooperativas Unicred Recife (PDGC) e Coosepe (PAGC). As ações do Dia C também receberam reconhecimento, tendo em vista que contribuíram para pôr em prática o 7º princípio do cooperativismo e ajudaram o estado a atingir a marca de mais de 8 mil beneficiados na campanha.

A palestrante Martha Gabriel, convidada para falar sobre a Comunicação na Era Digital, nos dois dias de evento, abordou exemplos reais veiculados por meio das principais ferramentas utilizadas nas redes sociais, que revelaram a importância de comunicar.

“Não se consegue vender sem conversar. Essa é a premissa essencial de qualquer negócio. A comunicação permeia crises e inovações, e por isso é tão importante”, frisou.  Martha acredita que Pernambuco é um estado promissor no que refere à comunicação digital, haja vista o destaque do Porto Digital, no Recife, e das inovações tecnológicas de Petrolina, que tem como base a irrigação. Ela ainda frisou que os participantes levarão consigo muitos pontos discutidos no evento para refletir nas cooperativas.

“Eles entenderam que é necessário continuar adotando novas estratégias porque as plataformas digitais mudam e, assim, elas também precisam mudar. Eles perguntaram bastante sobre gestão de crise e, mesmo que não façam, ficarão bastante atentos”, concluiu a palestrante.

O evento contou ainda com trabalhos em grupo orientados pelo instrutor José Flávio Linhares. O tema das discussões focou as estratégias de comunicação que podem ser adotadas para ajudar na divulgação do sistema cooperativista.

%d blogueiros gostam disto: