Seis cooperativas estão entre os 10 maiores índices de desempenho do país

unimedA Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou o resultado do programa de Qualificação das Operadoras 2015 – ano base 2014. Cerca de 1,2 mil operadoras de planos de saúde, cooperativas ou não, foram avaliadas, e as cooperativas foram destaque, repetindo o sucesso do ano passado. Dos 10 maiores Índices de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), três são do Sistema Unimed e três do Sistema Uniodonto.

A divulgação tem o objetivo de conferir maior transparência, facilitar a escolha do consumidor sobre o plano que irá contratar ou possibilitar que ele cobre pelos serviços já contratados. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é conhecido como a ‘nota’ das operadoras, variando de zero a 1.

O índice considera os dados disponíveis nos sistemas da ANS para análise em quatro dimensões: Atenção à Saúde (que tem o maior peso, com 40% do valor de avaliação); Econômico-Financeira (20%); Estrutura e Operação (20%); e Satisfação dos Beneficiários (20%).

A média do IDSS das cooperativas médicas foi 0,787, rendimento superior quando comparado as demais operadoras médicas (autogestão, medicina de grupo, filantropia e seguradora especializada em saúde), que tiveram média de 0,688.

A diferença entre a média das cooperativas odontológicas e das operadoras classificadas como odontologia de grupo foi ainda maior: 0,789 das cooperativas contra 0,642 das demais operadoras odontológicas.

Este bom desempenho reflete o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, que correspondem a 30% das operadoras em atividade no Brasil e que em 2014 movimentaram mais de 50 bilhões de reais. Atualmente, cerca de 24 milhões de pessoas são usuárias de planos ofertados por cooperativas médicas e odontológicas.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o sucesso do cooperativismo de saúde se deve à forte aceitação na sociedade, postura socialmente responsável, maior remuneração e valorização dos profissionais da área, modelo de referência na prevenção e no atendimento à saúde, difusão de valores e princípios cooperativistas e solidariedade.

%d blogueiros gostam disto: