Aprovada adequação tributária para aplicações de cooperativas

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br

O Senado Federal aprovou, em 15 de setembro, a Medida Provisória (MPV) 675/2015, que altera alíquotas de CSLL para instituições financeiras. O texto aprovado contempla emenda sobre a incidência tributária de aplicações financeiras realizadas por cooperativas, conforme proposta elaborada pelo Sistema OCB. Após aprovação a MPV segue para a análise da Presidência da República, que terá um prazo de até 15 dias úteis.
O pleito é de fundamental importância para o setor cooperativista, pois permite a dedução das despesas financeiras dos empréstimos e dos financiamentos contraídos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. É importante ressaltar que as cooperativas de crédito apenas podem aplicar no mercado financeiro recursos oriundos de seu quadro social.

Coop inova na comunicação interna
A Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de implantar mais uma ferramenta para interação com os colaboradores nas unidades da rede. Trata-se da Rádio Coop Endomarketing, iniciativa veiculada nos 90 minutos que antecedem a abertura das lojas (das 6h30 às 8 horas) e nos 60 minutos pós-fechamento, das 22h às 23h.
Segundo a Coop, os horários de exibição se devem ao fato dos colaboradores estarem em atividades internas, o que possibilita um maior impacto. São divulgadas informações sobre segurança no trabalho, benefícios, iniciativas do RH, oportunidades de carreira, além de músicas mescladas na programação. A nova Rádio Coop Endomarketing é totalmente democrática, pois os próprios colaboradores podem participar com sugestões de assuntos, identificando conteúdos que consideram interessantes em ouvir. A Rádio Coop Endomarketing é transmitida via satélite para todas as unidades da cooperativa.

Executivos do Sicredi visitam cooperativas de crédito nos EUA
A cidade de San Antonio, no Texas (EUA), está recebendo mais uma edição do programa “Estágio Internacional para os Futuros Líderes das Cooperativas de Crédito”. A ação visa a criar um ambiente de aprendizagem mútua entre profissionais de cooperativas dos dois países.
A delegação do Sicredi conta com 11 profissionais das áreas de Comunicação e Marketing, Desenvolvimento de Negócios e Operações. Nos Estados Unidos, o grupo está em contato com outras quatro cooperativas de crédito. O grupo também está participando da Conferência de Liderança e Expo, promovida por uma grande associação de cooperativas de crédito norte-americana, a Cuna Mutual Group. Além de palestras e reuniões, durante o evento os participantes conheceram e interagiram com a rotina de trabalho das cooperativas de crédito anfitriãs.

Ramos do Cooperativismo
No Brasil, existem cooperativas em 13 setores da economia. Todos representados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nacionalmente, e pelas Unidades Estaduais (Oces). Criadas, em 1993, a divisão facilita a organização vertical das cooperativas em confederações, federações e centrais.
Crédito – Composto por cooperativas destinadas a promover a poupança, financiar necessidades ou empreendimentos do associado e facilitar seu acesso ao mercado financeiro com melhores condições que as instituições bancárias tradicionais. É um dos ramos mais fortalecidos no Brasil.

%d blogueiros gostam disto: