A força do cooperativismo no Dia C

DiaC-RC-webMarcada por atividades de lazer, cultura, cidadania e saúde, a celebração do Dia de Cooperar 2015 (Dia C), realizado em todo o Brasil, confirmou aquilo que há muito já se sabia: o cooperativismo fluminense está mais forte do que nunca. De norte a sul do Estado, cooperativas demonstraram os benefícios do cooperativismo à sociedade.

A cidade do Rio de Janeiro foi uma das que celebraram a data, em 4 de julho. Com a Lagoa Rodrigo de Freitas servindo como cenário, o evento reuniu 20 cooperativas da Região Metropolitana, que desenvolveram diversas ações gratuitas, como orientação jurídica e financeira, aferição de pressão arterial e taxa de glicose, atividades esportivas, preservação do meio ambiente, além de doação de animais.

Mais de 300 pessoas participaram do evento, que contou com apresentações musicais, jogos, oficinas de reciclagem e contação de histórias.

O evento mostrou os benefícios do cooperativismo para a sociedade. “O Dia C é uma grande celebração e estamos mostrando a cultura e a força do segmento”, comentou o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz.

Economia de energia
Quem foi à Lagoa viu o funcionamento de uma casa com eficiência energética plena, através da energia solar. Furnas Centrais Elétricas, em parceria com as cooperativas de Trabalho e Serviços em Energia (Coopergia) e de Eletrificação Rural Cachoeiras – Itaboraí (Cerci), simularam o consumo dos eletrodomésticos, estimulando ações de combate ao desperdício que podem gerar resultados na conta de luz.

Serviços de saúde
A Cooperativa de Cuidadores de Idosos (Coopidade) aferiu a pressão arterial e a taxa de glicemia, deu dicas de alimentação saudável e orientação sobre a atividade esportiva ideal para cada pessoa. Já as crianças ganharam kits de escovação dos dentes com orientação sobre higiene bucal oferecidos pela Uniodonto.

Outros espaços procurados foram os de relaxamento e de beleza. Quem saía do estande disse se sentir uma nova pessoa. Foi o caso da artesã Vânia dos Santos, 53 anos. “Cuido muito da minha família e não sobrava tempo para mim. Essa foi uma ótima oportunidade para voltar a ficar bonita”, disse.

No Estado
O Dia C não ficou restrito à cidade do Rio de Janeiro. Em Natividade (no Noroeste), foi realizado o evento “Cooperativismo na Praça”, promovido pela Cooperativa Bordados Natividade. Exposição de artesanato e doação de mudas de árvores nativas, além de grupos musicais, foram algumas das atrações. A Cooperativa Natcoop e a Prefeitura de Natividade foram parceiras da ação.

Em Barra do Piraí (Sul Fluminense), os moradores participaram do Dia C na Praça Nilo Peçanha. A Unimed Centro Sul Fluminense promoveu a campanha “Saúde na Praça”. Diversos serviços foram oferecidos gratuitamente, como assistência financeira e jurídica, aferição de pressão arterial, taxa de glicemia e reeducação alimentar.

Também realizaram eventos a Escola Fribourg, em Nova Friburgo, a CoopZinco, em Trajano de Morais, a Coopere, em Resende, a Eiduc, em Bom Jardim, a Propescar, em Angra dos Reis e a Coopvieira, em Teresópolis, mostrando que o Dia de Cooperar veio para ficar, e que nos próximos anos cada vez mais cidades se integrarão ao maior movimento cooperativista do Brasil.

%d blogueiros gostam disto: