Frencoop Fluminense terá nova composição

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br
(Clique aqui e veja a publicação original)

alerj-escadariaSerá lançada no dia 10 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Frente Parlamentar do Cooperativismo Fluminense (Frencoop Fluminense) para a atual legislatura. Sua missão é contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório de interesse do Sistema Cooperativista Brasileiro no Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma atuação articulada e transparente, com debates e deliberações legislativas referentes ao setor. No Estado, o cenário é positivo e existe espaço para ampliar a legitimidade da defesa dos interesses cooperativistas no processo político fluminense. Ao todo, o Rio de Janeiro tem 1.700 cooperativas.

Censo do Leite
O Sistema OCB, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, inicia em agosto o Censo do Cooperativismo de Leite. A expectativa é que mais de 200 cooperativas de todo o país sejam ouvidas. O objetivo é levantar os principais gargalos e os desafios do setor para, a partir daí, elaborar uma política de atuação orientada, pautada nas demandas mais urgentes do segmento. O censo foi lançado em julho, durante a reunião dos integrantes da Câmara do Leite do Sistema OCB, na sede do Sistema, em Brasília. No Rio, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapec), no programa Rio Genética, beneficia cooperativas produtoras de leite, em ações como o processo de Inseminação Artificial por tempo Fixo (IATF).

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou variação de 0,82% em junho, acumulando alta de 6,42% no ano e de 9,15% nos últimos 12 meses. Em junho, os produtos que tiveram alta nos preços foram carne bovina, pão francês, batata, manteiga e o leite. O preço do leite segue em alta pelo quarto mês consecutivo, devido ao período de entressafra. Em junho, 15 cidades tiveram aumento, com destaque para Florianópolis (4,99%), Goiânia (3,43%) e Belo Horizonte (3,14%). No Rio de Janeiro, no entanto, diminuiu (-0,32%).

Sicredi atinge R$ 7 bilhões em consórcios
Em um cenário promissor, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) atingiu, em junho, R$ 7 bilhões na carteira de créditos ativos de consórcio. O crescimento na comercialização de cotas no primeiro trimestre do ano, em relação ao período do ano passado, foi de 33%. São mais de 142 mil cotas ativas em diversos segmentos, como automóveis, imóveis e serviços.

Princípios cooperativistas
Os sete princípios do cooperativismo são as linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. Foram aprovados e utilizados na época em que foi fundada a primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra, em 1844. Nesta edição apresentamos o segundo princípio.

2: Gestão democrática – As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos membros, são responsáveis perante estes e todos têm igual direito de um voto.

%d blogueiros gostam disto: