Com shows e serviços gratuitos, Dia C no Rio de Janeiro é sucesso

DSC02061Sob as bênçãos do Cristo Redentor e com a Lagoa Rodrigo de Freitas como plano de fundo, o Estado do Rio de Janeiro celebrou, no dia 4 de julho, o Dia de Cooperar 2015 (Dia C). A segunda edição do evento contou com atividades de lazer, cultura, cidadania e saúde, além de serviços gratuitos. O Dia C também foi espaço para shows de MPB, com a cantora Myra Calado, concerto de músicas, com o coral Agnes Moço, samba e pagode, feito pelos grupos Samba Show  e o grupo de pagode da Comlurb, e dança do passinho, com Os Sensacionais, que animaram o público presente no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Mais de 300 pessoas participaram das atividades ao longo do dia.

Ao todo, mais de 20 cooperativas desenvolveram diversas ações e serviços gratuitos. Orientação jurídica e financeira, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e da taxa de glicose, atividades esportivas, preservação do meio ambiente e doação de animais. As crianças também tiveram um espaço para chamar de seu. Elas se divertiram com jogos, oficinas de reciclagem e contação de histórias.

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz comemorou a realização do Dia C e frisou que o evento mostra os benefícios que o cooperativismo leva à sociedade. “O Dia C é uma grande celebração do cooperativismo e estamos mostrando à sociedade a cultura e a força do nosso ramo”, disse.

Durante visita aos estandes, ele enfatizou a grandiosidade do evento. “É o segundo ano que o Dia C acontece no Rio de Janeiro e fizemos uma festa linda, com dezenas de serviços à população. Mostramos que cooperar é algo que deve ser feito diariamente e não somente no Dia C”, acrescentou Diaz, que agradeceu a participação das cooperativas que realizaram eventos em todo o Estado.

Economia

Em tempos de crise energética e inflação alta, nada melhor do que aprender a economizar energia e, como consequência, diminuir a conta de luz, não é? Pois no Dia de Cooperar o público conheceu uma casa com eficiência energética. Levada pela Furnas Centrais Elétricas, em parceria com as Cooperativa de Trabalho e Serviços em Energia (Coopergia) e de Eletrificação  Rural Cachoeiras – Itaboraí (Cerci), a maquete simulou o consumo dos eletrodomésticos, estimulando ações de combate ao desperdício.

A empresa também distribuiu cartilhas do projeto “Furnas Educa”, que mostrou aos participantes os riscos de praticar queimadas e a importância de economizar energia e conservar o meio ambiente.

Serviços de Saúde são os mais procurados

Quem passou pelo Dia C também deixou a saúde em dia. A Coopidade aferiu a pressão arterial e a taxa de glicemia, e também deu dicas de alimentação saudável e orientação sobre a atividade esportiva ideal. Já as crianças ganharam kits de escovação dos dentes com orientação sobre higiene bucal oferecidos pela Uniodonto.

Outros espaços bastante procurados foram os de relaxamento e de beleza. Quem saía de lá se sentia uma nova pessoa. É o caso da artesã Vânia dos Santos, 53 anos, que estava há algum tempo sem cuidar da beleza. “Cuido muito da minha família e não sobrava tempo para mim. Há mais de seis meses não cortava o cabelo e essa foi uma ótima oportunidade para voltar a ficar bonita”, comentou.

Adoção de animais

Cães e gatos estiveram disponíveis para adoção em um dos espaços disponibilizados durante o Dia C. Os fofinhos encantaram adultos e crianças. Para muitos, foi a oportunidade de conseguir um companheiro para todas as horas. É o caso de Marcela Resende. Moradora da Lagoa, estava há três anos morando sozinha. “Sempre tive animais mas desde que saí de casa, há três anos, não tinha nenhum e senta muita falta. Me apaixonei por todos os animais, mas vou levar apenas um gato e um cachorro para casa. Se pudesse, levaria todos”, afirmou, bastante animada com o evento.

Dia C pelo estado

Além da cidade do Rio de Janeiro, outros oito municípios fluminenses celebraram o Dia de Cooperar 2015. Em Natividade (Noroeste Fluminense) foi realizado o “Cooperativismo na Praça”, promovido pela Bordados Natividade. No local, houve exposição de artesanato e doação de mudas e árvores nativas, além de atrações musicais. A Cooperativa Natcoop e a Prefeitura de Natividade foram parceiras da ação.

Em Barra do Piraí (Sul Fluminense), os moradores participaram do Dia C na Praça Nilo Peçanha. A Unimed Centro Sul Fluminense promoveu a campanha “Saúde na Praça”. Diversos serviços foram oferecidos gratuitamente, como assistência financeira e jurídica, aferição de pressão arterial e taxa de glicemia, reeducação alimentar entre outras atividades.

Também realizaram eventos alusivos ao Dia C 2015, a Escola Fribourg, em Nova Friburgo; a CoopZinco, em Trajano de Morais; a Coopere, em Resende; a Eiduc, em Bom Jardim, a Propescar, em Angra dos Reis e a Coopvieira, em Teresópolis, mostrando que o Dia de Cooperar veio para ficar, e que nos próximos anos cada vez mais cidades se integrarão ao maior movimento cooperativista do Brasil.

%d blogueiros gostam disto: