É tempo de cooperar

Bases_450 x 450 px_ClaudioPor Cláudio Montenegro. Jornalista, editor chefe da Rio Cooperativo, diretor geral da Montenegro Grupo de Comunicaçãomontenegrocc@montenegrocc.com.br
(Clique aqui e veja a publicação original)

 

logo

Será neste sábado, 4 de julho, o Dia de Cooperar (Dia C), uma importante data para o cooperativismo no estado do Rio e em todo o Brasil. É o dia especialmente criado para envolver toda a sociedade, fazer o bem e divulgar a importância da cooperação para melhorar a qualidade de vida de todos.

No Rio de Janeiro, o Dia C será realizado das 9h às 16h, com ações sociais na Lagoa Rodrigo de Freitas (Parque dos Patins) voltadas para todos os públicos. No local, cooperativistas de todos os ramos estarão unidos com o objetivo de se integrar à comunidade e oferecer serviços gratuitos para a população, tais como: orientação jurídica, serviços de saúde, corte de cabelo, além de feira de adoção de animais, jogos cooperativos, atividades esportivas, oficinas para crianças, danças, exposição de artesanato, além de show da cantora Myra Calado e roda de samba. Roupas e alimentos não perecíveis também poderão ser doados. As atividades acontecerão nos estandes montados em tendas pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro, com o apoio de diversas cooperativas parceiras.

Bilhete premiado
No dia 4 de julho haverá, ainda, a extração da Loteria Federal especial do Dia C. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) criou um bilhete personalizado com o tema da campanha deste ano. O sorteio acontece no próprio sábado, valendo o prêmio de R$ 300 mil. Os bilhetes especiais já estão disponíveis em todas as lotéricas do país.

Repercussão nacional
O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras que surgiu em 2009 da necessidade de colocar o potencial cooperativista e a responsabilidade social a serviço do próximo. São as cooperativas aproveitando uma excelente oportunidade para transformar e serem transformadas por meio de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum.

E as atividades do Dia C não se restringem ao Rio de Janeiro. Neste sábado, eventos simultâneos acontecerão em diversos estados brasileiros promovendo e estimulando o voluntariado com ações diversificadas. Ações estas que são planejadas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB promovendo capacitação, divulgação e valorização das práticas cooperativistas.

Assim, as ações do dia 4 de julho marcarão o dia nacional da campanha iniciada em maio, e que já contou com mais de 50 ações realizadas por cooperativas diversas somente no estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que esse número cresça cada vez mais, já que as atividades continuarão acontecendo ao longo do ano.

Edição 2014
Somente no ano passado a campanha contou com a adesão de cooperativas de 24 estados, beneficiando cerca de 1 milhão de brasileiros. Para isso, o Sistema OCB mobilizou mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas. Em 2014, as ações no Rio de Janeiro favoreceram mais de 13 mil pessoas e contaram com a adesão de 88 cooperativas de nove ramos, realizando em torno de 90 ações.

O Dia C é o dia de ajudar ao próximo, de cooperar com a sociedade, e mostrar à comunidade cooperativista e demais setores o potencial de atuação das cooperativas com a força de seus cooperados. Participe do Dia C 2015, o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil.

* COLUNA VEICULADA NO JORNAL MONITOR MERCANTIL – 2/7/2015

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


%d blogueiros gostam disto: