Caminhada ecológica difunde o cooperativismo em Mendes

topo1Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Cremendes, Cooperativa de Crédito de Mendes Ltda., promove no domingo, dia 7, uma caminhada ecológica até um local que faz parte da história do município, onde há uma nascente e antigas ruínas. A Fazenda Santa Rita, local escolhido para a caminhada desse ano, fica a apenas 2 km do ponto de saída, na avenida Júlio Braga, 20.

Luis Eduardo Pereira Ramos, diretor da Cremendes, explica que o objetivo da caminhada é fazer um mutirão de cooperação com a comunidade. “Buscamos a difusão do cooperativismo através da união social para recuperação desse atrativo turístico”, diz.
O convite para a caminhada é aberto à população em geral. Na fazenda há uma trilha até a nascente, onde os participantes poderão plantar mudas nativas e contribuir para recuperar o antigo manancial. O local foi estrategicamente escolhido pela pequena distância com o município, pelos atrativos naturais e por fazer parte da história de Mendes, conforme explicou o diretor da cooperativa.
A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, este movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de 26 estados e é desenvolvido por quase 900 cooperativas.
Ramos destaca que o conceito de cooperativismo está presente em vários pontos da ação, como no plantio das mudas, na conscientização para o meio ambiente, na ajuda de lojas da cidade, que fornecerão água e frutas aos caminhantes, e também na participação voluntária do grupo de esportistas “IV Clima Aventura”, que dará orientações durante a trilha da fazenda até a nascente. “É o segundo ano que organizamos uma caminhada ecológica e o evento é repleto de espírito cooperativista”, conclui.
Por dentro do “Dia C”
O “Dia de Cooperar” (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

A escolha não é aleatória, pois a data tem como tema em 2015 “Escolha cooperativismo, escolha equidade” e tem como objetivo chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop em seu estado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


%d blogueiros gostam disto: