Dia C 2015: iniciativa é lançada no estado

Juntos pelo bem! Este é o lema que permeará a edição 2015 do Dia de Cooperar (Dia C), lançado na última sexta-feira, dia 8 de maio. Promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, o evento contou com a participação de aproximadamente 200 dirigentes e cooperados, que representaram cerca de 60 cooperativas de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A realização da solenidade dá início à mobilização e organização das cooperativas para as ações do Dia C deste ano, marcado para o dia 4 de julho, data marcante para o segmento, pois é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. No Rio de Janeiro, em 2014, as ações beneficiaram mais de 13 mil pessoas e contou com a adesão de 88 cooperativas de nove ramos, que realizaram cerca de 90 ações. De norte a sul do Rio de Janeiro o cooperativismo deixou a sua marca.

No evento, foram apresentadas as táticas para a realização do evento, que possui como uma das metas o estimulo à intercooperação e ao interesse pela comunidade.

A Gerente de Desenvolvimento Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, fez uma breve apresentação da iniciativa. De acordo com ela, em 2014, 858 cooperativas participaram em todas as 25 Unidades Estaduais participantes, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. “O Dia de Cooperar é o maior movimento solidário cooperativista do mundo e colocam as cooperativas no papel de agente de transformação social, pois são elas que dão a sustentabilidade para a continuidade do programa. Afinal, ser solidário está no DNA do cooperativismo”, comentou.

Empolgado com a realização, pela segunda vez, do Dia C no Rio de Janeiro, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, conta com o crescimento do número de atividades pelo Estado. “O Dia C é muito importante e gratificante para todos nós que temos o cooperativismo na veia. Estamos em nosso segundo ano e temos como meta promover ações em 30 municípios, mas queremos mais, para mostrar a força do cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro”, disse o dirigente.

Dinâmica

O auditório da OAB/RJ também foi espaço para a realização de palestras com o intuito de estimular dirigentes e cooperados a promoverem ação pelo Dia C. O assessor da OCB/RJ e presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB/RJ, Ronaldo Gaudio, ministrou a palestra “A Cooperação no cooperativismo e nas sociedades cooperativas”, que abordou as características das cooperativas.

Em seguida, foi realizado o “World Café – Soluções Cooperativas para um mundo em Transformação”. Essa parte do evento foi comandada por Renato Milsoni, consultor com foco na Pedagogia da Cooperação, e Marina Nicolaiewsky, profissional pós-graduada em Pedagogia da Cooperação.

Reunidos em mesas e separados por grupos, os participantes debateram informações e ações em prol da difusão do Dia C na sociedade. Nesta mesma atividade, puderam compartilhar propostas de outros grupos.

De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, o trabalho propiciou proximidade entre os ramos participantes. “Várias ideias e sugestões de voluntariado para a campanha foram registrados pelos grupos. Com certeza essa campanha transformará a vida das pessoas e o cooperativismo no Estado”, disse Cristiane.

Histórico

Desde 2009, o Sistema Ocemg realiza a ação. Em 2013, num projeto-piloto, outros sete estados se juntaram para promover o evento. Em 2014, 25 unidades estaduais aderiram ao projeto. A consolidação desse propósito de ação em rede parte do pressuposto de que a realização do Dia de Cooperar seja um evento agregador e mobilizador das comunidades associadas ao cooperativismo e que seja, ainda, durável, reproduzindo-se regularmente como um marco anual da nossa responsabilidade com o entorno social.

Como resultado final, está a possibilidade de disseminação dos valores cooperativos e sugestão da motivação do voluntariado e demonstra nossa capacidade de mobilização.

Dirigentes

O Sicoob Coopvale, em 2014, fez um evento na cidade de Itaguaí. Na ocasião, foram promovidos exames médicos, além de doações de roupas, emissão de documentos e corte de cabelo. Segundo o presidente da cooperativa e diretor da OCB/RJ Ângelo Galatoli, o Dia C, que contou com a participação de inúmeros parceiros, proporcionou resultados satisfatórios.

“Somos uma cooperativa da Vale e eles não conheciam o projeto. Ao verem sendo realizado, ficaram maravilhados. Cerca de 400 pessoas foram atendidas em inúmeras ações. Além disso, encaminhamos para médicos especialistas pessoas que estavam com doenças graves. Ou seja, demos a oportunidade de uma nova vida para a população local”, falou Galatoli, acrescentando que outro resultado positivo do Dia C foi o aumento – o dobro – do número de cooperados em Itaguaí.

Outra cooperativa que pontuou ação realizada em 2014 foi a Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral). Ela promoveu um café da manhã com cooperados e produtores rurais da região. De acordo com o gerente da Ceral, Carlos Alberto Almeida, a iniciativa foi tão satisfatória que pessoas perguntam quando será a próxima atividade.

E a Ceral já está providenciando a atividade deste ano. “Pretendemos realizar uma ação de doação de sangue, com a participação de cooperados e colaboradores. Já estamos verificando com as instituições competentes a realização desta ação”.

Presidente da Bordados Natividade, Vania Mendonça também comentou a experiência realizada pela cooperativa em 2014. No “Cooperativismo na Praça”, a Bordados, em parceria com a Natcoop – outra cooperativa da cidade de Natividade – expôs e colocou à venda trabalhos artesanais de mulheres que compõem a cooperativa. Também foram promovidas doações para o Asilo Recanto do Bem Viver, que acolhe idosos da região.

“Em 2015 iremos fazer doações para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Natividade, que passa por dificuldades financeiras. É mobilizando a comunidade, com iniciativas como esta, que mostraremos a importância do cooperativismo para a sociedade. E este é o significado do Dia C, que promove o bem”, frisou Vânia.

Os interessados em participar do DIA C 2015, podem entrar em contato através do e-mail promocaosocial@sescooprj.coop.br ou acessar o site da campanha: diac.brasilcooperativo.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


%d blogueiros gostam disto: