Vamos Cooperar no Dia C

As cooperativas já estão se mobilizando para participar do Dia de Cooperar (Dia C), promovido pelo Sistema OCB/Sescoop em diversas regiões do Brasil. O evento oficial acontecerá em julho mas as ações de voluntariado, que são o objetivo da campanha, começam a acontecer desde agora. Com foco no desenvolvimento social, a ideia é realizar ações que, muitas vezes acontecem de forma isolada, tornando-as programas solidários, estruturados e permanentes das cooperativas, estimulando, desta forma, o voluntariado.

 

O Dia C surgiu em 2009 entre os colaboradores do Sistema Ocemg – a unidade de Minas Gerais da OCB – com o objetivo de reservar um dia para fazer o bem, para melhorar a vida das pessoas. A ideia deu certo e, em 2013, o Sistema OCB, em um acordo de cooperação com a unidade mineira, instituiu o Dia de Cooperar como um projeto nacional promovendo uma maratona de iniciativas em formato piloto, de forma a adaptar a campanha às diferentes realidades brasileiras.

 

Ainda em 2013 o resultado superou o previsto. Ao desenvolver esse projeto em nível nacional, evidencia-se a intercooperação, ações de educação, formação e informação, além mudanças na comunidade por meio do voluntariado transformador.

 

Com o passar do tempo a proposta foi alcançando ainda mais adesões e, em 2014, 25 estados brasileiros participaram da campanha, mobilizando mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas que tiveram garantidas a sua cidadania por meio do acesso a diversos serviços gratuitos, além terem a oportunidade de conhecer melhor o cooperativismo.

 

O resultado se deve, também, à grande receptividade que o Dia C conquistou junto à sociedade, aos órgãos de imprensa e até formadores de opinião. Como este é um processo de empoderamento das cooperativas, para o primeiro ano oficial do projeto em nível nacional, ter mais de 1.000 ações sociais inscritas para participar da campanha foi uma surpresa e reconhecimento do empenho das pessoas.

 

No estado do Rio de Janeiro, as ações de 2014 – primeiro ano da edição local – envolveram mais de 5 mil pessoas em eventos realizados entre os meses de junho e setembro, contando com a adesão de 88 cooperativas de 9 ramos, que realizaram cerca de 90 ações diferentes. No total, foram beneficiadas mais de 13.300 pessoas em todo o estado.

 

O encerramento das atividades acontece em julho com um evento a ser realizado pelo Sistema OCB de forma simultânea nos diversos estados participantes. No Rio, estão previstas para este ano ações como prestação de serviços sociais (expedição de documentos, auxílio jurídico), de saúde (aferição de pressão, exames glicêmicos e oculares), apresentações culturais, atividades esportivas e lazer para as crianças, entre outras.

 

O Dia C está se tornando um grande movimento de transformação social. É o cooperativismo mostrando sua cara e apresentando para a sociedade o porque de sua existência. A sociedade agradece.

Bruno Oliveira – jornalista especialista em cooperativismo

cropped-site_rio-cooperativo_rio-de-janeiro_1.jpg

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


%d blogueiros gostam disto: